quinta-feira, 19 de agosto de 2010

História do Japão




A muito tempo atrás, o Japão foi habitado por seres primitivos entre 35 a 100 mil anos atrás no período Paleolítico, ou seja a Idade da Pedra Lascada. As antigas cerâmicas do japão, foram fabricadas 8000 anos atrás,pesquisas dizem que os ancestrais são descendentes de japonese e dos ainus, ou seja, que são grupos indígenas étnico da ilha de Hokaido uma das maiores ilhas do arquipélago japonês.

Durante o império no século VI a.C. , o imperador Jimmu, foi o primeiro imperador do japão, reinou no seu império de 660 a.C. até 585 a.C. Grandes extensões de terra e plantações, em mãos particulares, possibilitou a ascensão dos administradores locais, os Daimyo,que eram os senhores feudais que na época eram os mais poderosos do período. Eram donos de território semi- autônomos e de terras de menas estaturas para poderem construir castelos para soldados samurais.
Quando suas terras eram removidas, da lista de imposto, sua classe social aumentavam cada vez mais. Os aristocratas na época, pensavam que eram chefes e que podiam cumprir as ordens da capital,mas na verdade eles não tinham poder nenhum para cumprir ordens fora da capital e do estado,mas apenas podem cumprir ordens dentro do estado e da capital. Os políticos antigamente conseguiam votos do públicos através de sinecuras, que são exatamente favores que os políticos fornecem aos públicos, instrumentos que não requer qualquer responsabilidade do povo para os políticos conseguirem votos. Na verdade sinecura antigamente era um meio de comprar votos para os políticos poderem ganhar qualquer tipo de eleição.
Em algum lugar do japão, o próprio povo se armava e se protegia, por causa de guerras que normalmente acontecia la no império japonês, por causa da aceleração do poder que tinha. Quando guerreiros rurais vieram para o império japonês para se estabelecerem, foi onde começou a primeira guerra no império, porque os guerreiros japoneses não sabiam de onde os guerreiros rurais viera  nem tiveram a idéia de quem eles eram e já foram entrando pensando que estavam no império deles Os filhos mais novos do imperador Lúcio, foram mandados para arena de combate para serem treinados e transformados em soldados, para protegerem o império com suas vidas. Eles eram mandados para a arena de combate, porque não havia lugar na corte para eles, por determinação de códigos que eles mesmos tinham. Depois dos guerreiros se afiliarem com as duas grandes ligas pelas famílias minamoto, que era um sobrenome honorário que os imperadores davam aos seus filhos e netos,que não fossem considerável elegíveis ao trono, e a família Taira, que eram a família do grande ramo da dinastia imperial ou seja, eram a família mais rica que já existiram nos anos entre 784-1185 AD que se diziam-se imperiais. A primeira guerra já acontecida nessa época chamada Era Hogen, que foi causa após a morte do imperador Toba, que tentou levar o trono de seu quarto filho o Goshirakawa, em vez de deixar o seu filho mais velho no trono o Konoe. Goshirakawa reinou até 1158, com a morte de seu pai, ele deixou seu irmão mais velho reinar no seu lugar para começar a segunda guerra. O japão permaneceu isolado durante o século XVI a XIX, a política de isolamento chamada Shakoku que significava país fechado, foi governado pelo clã Tokugawa. Devido a esse isolamento, o japão não se industrializou junto com o resto do mundo, e permaneceu na sociedade feudal do regime de Xogunato. Nesse período, a capital Era Edo que é a Tóquio hoje. Período Edo é o período que caracteriza o governo Tokugawa, que vai do ano de 160 a 1867.
O japão teve vários motivos para se isolarem, uma delas foi os Interesse Econômico Mundiais, o interesse dos Estados Unidos em criar laços com o japão estava ligado a necessidade de hegemonia dos EUA, e proteger a hegemonia que o clã (Tokugawa) tinha para manter a estabilidade que o japão havia alcançado. Os Tokugawa expulsavam os comerciantes, porque eles precisavam acabar com a vulnerabilidade do japão, mais ou menos de 1637 a 1868 o sol nascente acabou ficando isolado do resto do mundo. No período em que foi se abrir o governo do clã Tokugawa tinha acabado, e o japão deixou de ter seu Xogunato para voltar a moldes de seu império. Essa transição de cultura feudal e cultura capitalista ficou conhecida como Revolução de Meji. O poder imperial do japão foi restaurado em 1868. Um jovem chamado Mitsuhito, conhecido pelo seu nome Meiji, da Era Meiji, que foi a era em que o japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em potência mundial. Essa era durou por volta de 8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. Uma rebelião na Coréia em 1894, foi esmagada pelos chineses. As hostilidades sino-japonesas começaram no mar e transferiram para a Coréia, como o japão sempre ganhava qualquer tipo de guerra, eles impuseram um tratado humilhante aos adversários, mas as potências européias se recusaram a aceitar Tóquio com seu sócio na partilha das riquezas da China,Alemanha,França e Russia.
O incidente japonês, que ocorreu em 1937, colocou o poder do japão nas mão dos militares. O incidente começou com o ataque chinês na Ponte de Marco Polo, perto de Pequim,que é a capital da China. O Exército Vermelho, é obrigado a ir buscar diversos comandantes no campo de concentração onde estão confinados por ordem de Stálin, que foi secretário do Partido comunista da União Soviética e Comité Central. O ataque em Pearl Habor, aconteceu no Havaí em 7 de dezembro de 1941, que levou os EUA a declararem guerra ao Eixo e alastra conflito quase no mundo todo. Kamikaze era um piloto que pilotava um avião cheios de explosivos para que quando tivesse uma distância perfeita, pudessem usar seu próprios corpos como armas para destruir seus inimigos. Kamikaze significa: (Kami=Deus; Kaze=vento) então significa Deus do vento. Em 1945, as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, e a entrada da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), na guerra asiática, forçaram a rendição. Em 2 de setembro de 1945, foi assinado o ato formal na Baía de Tóquio, a bordo do encouraçado norte-americano ''Missouri'', e deixava claro qual seria suas intenções em relação ao japão: a rendição condicional, o que significava a perda da soberania e da sua própria independência.





8 comentários:

  1. parabéns pelo blog
    bijinhos Gabriela Campos Amorim

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho fikou muito interessante!
    Continue assim....
    Matheus..

    ResponderExcluir
  3. Nossa a historia do japao ta muito bom
    Beiijinhos
    vanessa

    ResponderExcluir
  4. a festa foi muito "legal",porque ficou
    repetindo diversas vezes a mesma musica!

    ResponderExcluir